quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Entrevista a Bruno Santos (2ª parte)

Continuação

7- Quais são os objectivos da equipa para a presente época?

Tendo em conta as nossas limitações em termos de treinos e as alterações em termos de modelo de jogo, é difícil prever como irá ser a época. Certamente muito difícil no inicio, com tendência a
estabilizar no final da 1ª volta e quem sabe com um final feliz! No entanto, tenho a certeza que elas irão lutar pelo resultado em cada jogo, independentemente do adversário, tentando inclusive fazer uma gracinha frente às duas equipas candidatas ao título (Vilaverdense e Prodeco). Como a Taça é já no final da época permite‐nos poder trabalhar em função de uma presença na final‐four e quem sabe, tentar
lutar pela Taça. Penso que temos qualidade para isso, mas tudo dependerá do trabalho que formos conseguindo fazer ao longo da época.

8 - Como classificas o actual campeonato distrital de futsal feminino?

A qualidade individual em Coimbra não é muito má, mas em termos de qualidade colectiva deixa
muito a desejar… Há equipas de defendem e atacam como se fazia há 10 anos atrás… E o pior é que vai resultando para o meio da tabela… Isso promove uma falta de competitividade extrema pois este ano muito dificilmente a Prodeco e o Vilaverdense (Que reúnem planteis muito vastos em termos de qualidade) perderão algum jogo com as restantes. Mas como tenho visto jogos com muito pouca frequência, estou a torcer para que este ano a qualidade esteja bem melhor. Além disto junta‐se a falta de um campeonato de juniores que leva a que muitas atletas ainda juniores não tenham oportunidade de jogar neste campeonato e assim ganhar experiência. Com um campeonato de Juniores certamente a qualidade subiria pois nos Juniores poderiam evoluir atletas que quando chegassem à equipa principal já estariam bem mais rotinadas e com mais minutos de jogo.

9 - E em relação ao distrital de honra masculino, está melhor e mais equilibrado, concordas?

Sendo directo e objectivo, não! Possivelmente só na próxima época iremos ter uma Honra com
tanta qualidade como na época passada. Isto porque subiram duas equipas à 3ª Divisão e apenas desceu uma, algo que faz baixar a qualidade pois a vaga foi ocupada por uma equipa vinda da 1ª Distrital. Além disso, as 3 equipas que subiram parecem‐me muito inferiores às que desceram, algo que também faz descer o nível qualitativo.

10 - Esta modalidade tem merecido a melhor atenção por parte da AFC?

Redondamente não! Nem da AFC nem da FPF, portanto não fazem mais do que quem está
acima… Ou porque não querem, ou porque não os deixam. As pessoas ainda não se capacitaram que quem anda no Futsal não é por dinheiro, mas sim por gosto… Não há necessidade de impingir campeonatos jogados a 4 voltas para encher os cofres da AFC e sem qualquer contributo para a felicidade dos intervenientes… O número de jogos até pode ser o mesmo mas o modelo competitivo ser outro! Quando a AFC quiser ouvir e aceitar as propostas dos clubes poderei dizer que estão a dar alguma atenção… Enquanto assim não for…

11 - Ano após ano, vão desistindo equipas. Que futuro auguras ao futsal do nosso distrito?

O futuro depende quase exclusivamente da AFC… Fazer competições que dêem alguma
motivação aos atletas e principalmente com custos suportáveis pelos clubes… O futuro dependerá disto… Se realmente a AFC quiser fazer evoluir o Futsal basta mexer em 2 ou 3 indicadores e o número de equipas poderá disparar… Agora o segredo está em saber mexer… Se mexerem bem crescem, caso contrário diminuem… E com a conjectura actual é mais fácil que diminuam pois para que isto aconteça basta deixar tudo como está… Apenas um recado para quem nos gere: Analisem a evolução a nível Nacional e concluam se os outros estão todos errados ou só nós é que estamos certos… É que na maioria dos distritos o número de equipa aumenta ou no pior dos casos vai‐se mantendo e raramente diminui…

12 - Mudando de assunto, na tua opinião quais as principais características para ser um bom
jogador de futsal
?

Antes de ser bom jogador, é necessário conseguir ser um grande Homem… Sendo isso, basta ter
bastante qualidade de passe e recepção, ter alguma técnica e ser muito inteligente. Além do passe e recepção esta é a característica mais importante… Decidir bem e rápido… Um jogador com fraca capacidade de decisão dificilmente será um bom jogador. Tudo se treina mas esta é a característica mais difícil de ser treinada se o atleta não estiver mentalizado para tal… Na minha perspectiva, dificilmente um mau aluno pode ser um excelente jogador de Futsal…

13 - Arbitragens, achas que os árbitros do nosso distrital estão bem preparados?

Não estão mal, mas poderiam estar mais bem preparados. É a tal conversa do treino especifico…
O treino deles é correr, e muitas vezes nem isso, e depois na hora de decidir falta a prática. Quando conseguirmos ter árbitros e atletas a treinar no mesmo pavilhão e a interagir de modo a que ambos evoluam, ão duvido que teremos os melhores árbitros do mundo e também bons jogadores… Pelo menos que não protestem tanto … Enquanto assim não for, eles vão desenrascando e fazem do jogo o seu treino específico. Ora, se para os atletas o treino serve para errar, para os árbitros é exactamente a mesma coisa… Só que o treino deles é o jogo…

14 - Como treinador quais são os teus objectivos a curto e longo prazo?

A curto prazo é difícil estabelecer, pois a minha vida não gira em torno do Futsal… No entanto,
tenho como objectivo chegar aos Nacionais a curto prazo… Aí enquadra‐se uma passagem por
treinador‐adjunto de uma equipa que esteja nos Nacionais (Quanto mais acima melhor), pois faz‐me falta perceber essa realidade. Ainda por cima nunca fui treinador‐adjunto, e para crescer um pouco mais necessito de o ser. Isso seria um projecto que poderia perfeitamente ser coincidente com a continuidade na formação e talvez tentar levar uma equipa a um título Nacional de Juniores. É algo que não tem necessariamente que ser no Distrito de Coimbra, pois Viseu está aqui tão perto e a evoluir mais depressa do que nós… Mas para já conto ficar pelo menos mais um ano aqui na zona!
A longo prazo (mas mesmo a muito longo), e se a minha vida profissional me permitir, gostava de
treinar em todas as divisões até chegar à 1ª… Mediante a experiência logo se veria o futuro…
15 - Para terminar, queres deixar uma mensagem aos leitores do blog oficial do FC Oliveira do Hospital?

Apenas dizer que apoiem a equipa e acreditem nela. Há pessoas que trabalham diariamente para ter este projecto a andar e necessitam de sentir o vosso apoio para que continuem a ter motivação de liderar um projecto que não é nada fácil…. Muitas vezes não se dá o devido valor ao facto de se terem equipas de futsal masculina e feminina… Hoje em dia ser “carola” não é nada fácil… São mais as portas fechadas que as abertas… Além disto apenas queria pedir que apoiem as equipas indo também aos jogos pois quem faz parte destas fará tudo o que estiver ao seu alcance para que vençam sempre! É que jogar com pouco público é bem menos agradável do que jogar com uma casa bem composta!
Um abraço e obrigado pelo apoio que nos deram nos últimos dois anos.
Fim

Sem comentários: